Treinar em casa é uma nova realidade para muitos, mas não queremos que isso seja um fator de desmotivação ou desalento.
Hoje, trazemos-lhe algumas dicas que pode adotar para manter o foco no objetivo e praticar exercício mesmo dentro de quatro paredes. Não se desleixe nem deite a perder o trabalho que tem vindo a desenvolver nos últimos tempos.
Continue a exercitar-se e mantenha uma alimentação saudável. A mudança de hábitos pode ser positiva e cuidar de si é uma prioridade!
6 Dicas essenciais para treinar em casa
Crie uma rotina
Para conseguir manter um dia a dia saudável, umas das primeiras coisas que deve fazer é criar um horário que concilie todas as suas tarefas diárias. Desta forma, conseguirá equilibrar o tempo disponível para teletrabalho, tarefas domésticas, momentos de lazer… e, claro, tempo para treinar em casa.
Se costumava ir ao ginásio antes do trabalho e agora está em casa com os seus filhos, talvez valha a pena acordar um pouco mais cedo para manter o seu treino matinal. Elabore um calendário semanal que funcione para si e para a sua família. Uma das vantagens de treinar em casa é ter mais flexibilidade para se ajustar às rotinas.
Prepare o ambiente
Treinar em casa não requer grandes aparelhos, mas é essencial ter um espaço previamente preparado para o efeito. Escolha uma área minimamente espaçosa e sem obstáculos a atrapalhar para não correr o risco de ter um acidente. Opte por um espaço arejado, onde possa correr ar fresco durante o treino.
E que tal criar uma playlist com as suas músicas preferidas? Ponha-as a tocar no computador ou numa coluna perto de si. Ou então pode sempre treinar em silêncio, se for esse o espírito. Lembre-se: está em sua casa, portanto, a escolha é sua.
Treine com equipamento adequado
Lá porque não está a treinar no ginásio não significa que não se deva vestir e calçar a rigor. Aliás, é muito importante que use roupa e calçado próprio para que consiga realizar corretamente todos os exercícios.
Não se desleixe na hora de praticar desporto. Opte por um equipamento confortável e seguro e verá que terá mais motivação para treinar em casa.
Diversifique o seu treino com alguns materiais
Por vezes, precisamos de um incentivo extra para manter o entusiasmo. Existem imensos exercícios que pode fazer utilizando os objetos que tem em casa, como garrafa ou garrafão de água, cadeiras, o seu sofá, a toalha de treino, etc. Se tiver materiais específicos de treino, como corda de salto, uns halteres ou bola de Pilates, melhor ainda. Tudo isto vai melhorar a sua motivação para treinar e o seu desempenho.
Faça uma videochamada
Nem sempre nos apetece treinar sozinhos, é um facto. Ver um rosto familiar pode ser suficiente para nos dar mais motivação para treinar em casa. Apesar do afastamento social, a tecnologia permite-nos estar próximos de quem mais gostamos à distância de uns cliques.
Desafie um amigo ou um familiar para um treino em casa e façam-no juntos através de uma videochamada. Verá o ânimo crescer dentro de si!
Aposte em aulas online
Fazer exercício em casa sem orientação é difícil e, muitas vezes, desmotivador. A pensar em si e em todos os amantes de exercício físico, o Go Gym realiza aulas online todos os dias. Através da nossa App, pode praticar Pilates, Zumba, CrossFit, Yoga, Localizada, Alongamentos, Circuit Training e muitas outras modalidades.
Espreite o mapa de aulas no nosso site e junte-se a nós para treinos em casa cheios de energia e motivação! Pode ainda escolher treinar à distância com um personal trainer e beneficiar de todas as vantagens deste serviço.
Estar no conforto e segurança da sua casa e poder manter-se ativo é um privilégio! Com ou sem equipamentos, não há desculpas: um ritmo de vida dinâmico e uma alimentação equilibrada é essencial para preservar a sua saúde. Pelo seu bem-estar físico e mental, não deixe a preguiça falar mais alto e comece a treinar em casa.
Já sente a motivação? Subscreva o nosso blog e encontre mais dicas para o ajudar a atravessar este período com ânimo e equilíbrio.