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Mudança de hábitos: O que o impede de atingir o seu objetivo?

Quando queremos iniciar uma mudança de hábitos na nossa vida, seja fazer mais exercício, beber mais água, comer de forma mais saudável ou iniciar um novo projeto, qual é a primeira coisa que vem ao nosso pensamento? O mais comum é pensar nas ações que temos de fazer para isso acontecer. E está completamente correto pensar assim.

Se temos um objetivo na nossa vida e queremos implementar uma mudança de hábitos, precisamos de definir as ações necessárias para o fazer acontecer e depois disso começar a colocá-las em prática.

Até aqui tudo bem. Só há um pequeno detalhe nesta equação que, se não for tido em conta, pode acabar com os seus planos mesmo antes de começar a sua mudança.

Depois de definir as ações que precisa de fazer, é fundamental que crie um plano estruturado de como as vai realizar. Ou seja, precisa de se ORGANIZAR para que essas ações saiam do papel e passem a tornar-se realidade.

 

Como deve ser implementada uma mudança de hábitos?

Vou dar-lhe o exemplo prático de um objetivo traçado por muitas pessoas, que obriga a uma mudança de hábitos: Quero fazer refeições mais saudáveis e equilibradas, que me ajudem a emagrecer.

 

PASSO 1: Que ações precisam de ser feitas para que este objetivo se torne real?

Sugestões de AÇÕES:

A – Incluir sopa de legumes ao almoço e jantar;

B – Levar o lanche de casa em vez de ir comer à pastelaria;

C – Reduzir o consumo de fast food, comendo mais vezes em casa.

 

PASSO 2: Como me vou organizar de modo a colocar em prática estas ações?

Sugestões de PLANO DE AÇÃO:

A – Fazer uma panela de sopa ao domingo, de modo a ter sopa pronta para os almoços e jantares da semana (8 doses para o frigorífico + 4 a 6 doses para o congelador – considerando que seja para 1 pessoa);

B – Na noite anterior, deixar o lanche pronto no frigorífico para que no dia seguinte seja só pegar e colocar na lancheira. Nunca deixe esta preparação para o próprio dia de manhã, porque pode não ter tempo e acabar por levar “qualquer coisa” que esteja mais à mão ou nem levar nada;

C – Colocar no papel a sua ementa para os almoços e jantares em casa. As ementas não são úteis só nos restaurantes! Criar esse tipo de ferramenta em casa ajuda muito no dia a dia e, acima de tudo, reduz bastante a probabilidade de acabar a encomendar comida porque não tinha nada pronto e/ou não sabia o que cozinhar no momento.

 

O segredo para ser bem-sucedido numa mudança de hábitos

O ponto chave quando queremos mudar algum hábito é ter a plena consciência de que imprevistos podem acontecer. Podem surgir urgências no dia a dia que nos tiram o foco destas mudanças. Assim, acabamos por voltar muito facilmente aos velhos hábitos.

Por isso é que a organização é fundamental quando queremos fazer uma mudança de hábitos. Ajuda-nos a poupar tempo e reduz a taxa de esforço para executar as ações, porque já facilitámos parte da tarefa. Por exemplo, não precisamos de pensar na hora o que fazer para o jantar porque já está definido ou pré-preparado, logo nem colocamos a hipótese do fast food (ou pelo menos reduzimos bastante a probabilidade de o fazer).

Além disso, organizar previamente permite-nos antecipar possíveis obstáculos que podemos ter e eliminá-los de imediato ou minimizá-los ao máximo. Por exemplo, se não preparar o lanche na noite anterior, aumento significativamente a probabilidade de não levar nada e voltar a comer na pastelaria ou levar algo menos equilibrado e saudável.

 

Falhar em preparar-se é preparar-se para falhar.
– Benjamin Franklin

 

Não basta saber O QUE fazer, mas também COMO fazer.  E este é o ponto que mais trabalhamos em consulta de Nutrição. Porque é aí que reside muitas vezes a dificuldade e bem sabemos que se não conseguir aplicar o que tem de ser feito, os resultados não vão acontecer.

Mudar hábitos não é tarefa fácil. Mas com um bom plano de ação e organização por trás, a probabilidade de ter sucesso nessa mudança aumenta muito! E naturalmente os resultados virão.

 

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Sónia Sousa
Sónia Sousa

Nutricionista Go Gym Porto e Valongo

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