fbpx

7 Benefícios do exercício físico para a sua saúde e bem-estar

Os benefícios do exercício físico são determinantes para a qualidade de vida. A atividade desportiva é um excelente meio para promover o seu bem-estar. Seja no ginásio ou ao ar livre, não há desculpa para não se ter uma vida ativa.

Muitas vezes, as pessoas decidem iniciar a prática de desporto apenas por uma questão estética ou de aparência. No entanto, os benefícios do exercício físico vão para além disso. A saúde é o aspeto que mais tem a ganhar com este hábito.

A Organização Mundial da Saúde estima que a inatividade física é o quarto principal fator de risco de morte no mundo. Patologias crónicas como cancro, diabetes e doenças cardiovasculares são as que têm maior prevalência na população com estilos de vida sedentários.

Uma vida inativa aumenta também o risco de desenvolver patologias do foro psicológico, como ansiedade e depressão, e de ter peso excessivo ou até mesmo obesidade.

Quais os principais benefícios do exercício físico?

A prática de exercício físico permite, desde logo, contrariar os riscos inerentes a uma vida sedentária. A intensidade é um aspeto a considerar, embora adaptável a qualquer faixa etária ou condição. Seja leve, moderada ou intensa, é sempre possível retirar vantagens da atividade desportiva.

O importante, acima de tudo, é quebrar o sedentarismo e mexer-se, adequando o esforço aplicado nos exercícios à sua condição física. Conheça os 7 benefícios mais evidentes do desporto e levante-se já do sofá!

1. Melhora a condição física geral

O exercício físico permite às pessoas melhorar a sua capacidade cardiorrespiratória e muscular. No dia a dia, esse facto pode ser comprovado, por exemplo, em atos tão simples como subir escadas ou correr para chegar a tempo de entrar no autocarro. O aumento da resistência é evidente.

2. Fortalece a saúde

Como viu, existem muitos riscos associados à inatividade física. Praticar desporto favorece o bom funcionamento do organismo, melhorando a saúde dos ossos e articulações, o sistema imunitário e a saúde mental.

3. Ajuda na manutenção de um peso saudável

Um dos grandes benefícios do exercício físico é ajudar a manter um peso saudável. O gasto energético associado à atividade física permite que o metabolismo queime as gorduras indesejáveis.

Contudo, não pense que o exercício é recomendado só a quem quer emagrecer. Mesmo para quem quer ganhar peso, é uma excelente opção para aumentar uns quilinhos de forma saudável.

4. Reforça a saúde mental

O desporto é um escape que permite às pessoas sair da rotina. Com isso, os níveis de stress e ansiedade diminuem. Este benefício do exercício físico tem impacto direto no bem-estar diário dos praticantes.

5. Estimula um sono mais reparador

Outro dos benefícios do exercício físico é dar um ótimo contributo contra as insónias. Desde que não se pratique muito próximo da hora de ir dormir, a atividade física ajuda a um sono mais reparador e com qualidade.

6. Aumenta a autoconfiança

“Corpo são, mente sã” é uma expressão que faz todo o sentido. Sentir-se bem consigo próprio é um fator muito importante para a sua autoestima. Ora, com um plano de exercícios orientado por profissionais conseguirá, certamente, atingir os seus objetivos e ganhar confiança em si.

7. É um desafio estimulante

Ter algo que o leve a superar-se é muito positivo para o seu bem-estar. O exercício físico é uma atividade que leva as pessoas a desafiarem-se e a descobrirem aspetos das suas personalidades que até então desconheciam.

A prática regular de exercício físico tem benefícios evidentes, que se traduzem numa maior qualidade de vida. É, de todo, aconselhável fazer algum tipo de desporto, nem que seja simplesmente caminhar ao final do dia. A médio prazo, é o seu bem-estar que sai fortalecido.

Quer começar a treinar, mas ainda não encontrou o espaço certo para o fazer? Visite o Go Gym, no Porto, em Valongo ou em Vila Real, e encontre um ginásio à sua medida, com profissionais que o ajudarão a traçar um plano de treino personalizado. Inscreva-se sem fidelização.

SUBSCREVA O BLOG

GO GYM
GO GYM
Partilha este artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Aceito a Política de Privacidade*Dou o consentimento para o tratamento de dados*

O GO GYM está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.