fbpx

Quais as consequências de deixar de praticar exercício físico?

O exercício físico é fundamental para o bem-estar das pessoas. Os benefícios refletem-se principalmente na saúde física e psicológica. Com o ritmo de vida atual e os hábitos cada vez mais sedentários, a atividade regular traduz-se em vantagens no quotidiano dos indivíduos.

Contudo, por diferentes motivos, as pessoas deixam de realizar exercício físico. Seja por questões de tempo ou por falta de motivação, o ginásio é deixado para trás. Saiba que isso tem impactos negativos que irão refletir-se nas tarefas do quotidiano.

O que acontece quando deixa de praticar exercício físico

1. Afeta a saúde psicológica

Pode não parecer, mas enquanto realiza exercício físico está também a cuidar da sua saúde mental. Está comprovado que praticar desporto promove as relações interpessoais, estimula a autoestima e a autoconfiança, além de reduzir o stress do dia-a-dia.

Quando deixa de treinar, todos estes benefícios são colocados em causa. Há até estudos que referem que a probabilidade de desenvolver sentimentos depressivos aumenta consideravelmente após deixar de fazer exercício físico.

2. Tem consequências na saúde física

Os benefícios do exercício físico na saúde das pessoas são evidentes. Muitas são as doenças cuja incidência reduz significativamente em quem pratica regularmente atividade física.

Quando deixa o ginásio, o risco de surgir algum tipo de patologia aumenta. Outra das consequências é, por exemplo, aumentar a tensão arterial e os níveis de açúcar no sangue.

3. A forma física é afetada

Talvez o aspeto mais evidente após uma paragem no exercício físico seja a baixa de forma. Em poucas semanas, os sinais tornam-se bem visíveis. Perda de força e resistência física, bem como um metabolismo mais lento, são as consequências do abandono da atividade desportiva.

4. Aumenta a massa gorda

Um metabolismo mais lento resulta na menor capacidade de queimar calorias e na consequente acumulação de gordura. Por outro lado, a massa magra pode diminuir consideravelmente em algumas semanas.

Motive-se! 5 Conselhos para manter a sua rotina de treino

As razões que levam as pessoas a desistir do ginásio podem ser várias. As mais comuns prendem-se com falta de tempo e desmotivação. Contudo, há sempre a possibilidade de as contornar e manter uma atividade física regular. É o seu bem-estar que ganha!

1. Organize a sua agenda

Há sempre uma alternativa para quem tem dificuldade em incluir o ginásio na sua agenda. Se não consegue treinar ao final do dia, opte pelo treino matinal e aproveite todas as vantagens de começar a rotina diária com exercício físico.

Se o problema reside mesmo na falta de tempo livre, tente organizar da melhor forma a sua agenda. Verá que consegue arranjar um espacinho para praticar desporto.

2. Experimente diferentes modalidades e exercícios

Muitas desistências devem-se à desmotivação face ao treino. De facto, se não houver um acompanhamento devido, o exercício físico pode tornar-se uma rotina desinteressante para o atleta. O melhor é procurar a ajuda de um personal trainer ou experimentar outro tipo de treino. Por vezes, é o suficiente para ganhar a motivação necessária para continuar.

3. Não se esqueça do seu compromisso

Quando começou a treinar, com certeza estabeleceu um compromisso consigo mesmo. De acordo com os objetivos traçados, desenvolveu um trabalho que não pode deixar cair por terra. Por vezes, é bom relembrar esse compromisso e todo o percurso feito até então.

Fazer uma comparação entre o antes e o depois pode ser um estímulo a continuar a praticar exercício físico.

4. Procure um plano de adesão mais em conta

As questões financeiras são um motivo que leva algumas pessoas a desistir do ginásio. Se é o seu caso, não saia antes de se informar sobre outras mensalidades disponibilizadas aos clientes. No Go Gym, dispomos de mensalidades a partir de 18,99 euros/mês com acesso a ginásio e a aulas de grupo. Estão ainda incluídas avaliações físicas, programas de treino e consultas de nutrição de forma trimestral.

5. Procure não cair no sedentarismo

Se os conselhos anteriores não foram suficientes para o convencer a continuar a treinar, faça pelo menos 30 minutos de atividade física diária. Pode apenas caminhar na rua ou junto à praia. Embora não seja suficiente para atingir determinados objetivos, é benéfico para a sua saúde, evitando um estilo de vida sedentário.

Interessa-se por conteúdos fitness? Quer ter acesso a mais artigos sobre atividade física, nutrição e bem-estar? Subscreva agora o blog e receba no seu email as nossas dicas!

SUBSCREVA O BLOG

GO GYM
GO GYM
Partilha este artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Aceito a Política de Privacidade*Dou o consentimento para o tratamento de dados*

O GO GYM está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.