Uma alimentação saudável, combinada com um bom plano de treino, resulta num aumento da energia, disposição e rendimento desportivo. Quanto mais completa e diversificada for a sua dieta, melhores serão os resultados e mais fácil será atingir os objetivos.
A alimentação pré e pós-treino é extremamente importante para quem pratica regularmente exercício físico. Contudo, nem sempre existe tempo e paciência para se dedicar à cozinha. Assim, a solução passa por realizar receitas simples e rápidas.
Saiba que é possível fazer uma alimentação saudável sem precisar de dedicar muito tempo ou de ser um expert na cozinha. O segredo está nos alimentos que utiliza, na sua variedade e no modo de preparação.
Qual a importância de uma dieta variada e equilibrada?
São muitos os benefícios de uma dieta variada e equilibrada, sobretudo para quem tem uma vida ativa. As vantagens de uma alimentação saudável vão desde o aumento do bem-estar físico e psicológico à prevenção de várias doenças.
Em Portugal, está bastante enraizada a Dieta Mediterrânica. Este regime alimentar é reconhecido pela comunidade científica como um exemplo de alimentação saudável, que proporciona múltiplos benefícios para a saúde.
Mais do que uma dieta, representa um estilo de vida. No entanto, apesar dos seus pontos positivos, não dispensa aconselhamento médico ou de um nutricionista. Isto porque o regime alimentar deve corresponder às necessidades de cada pessoa.
7 Dicas para uma alimentação saudável
Conheça agora algumas dicas para uma alimentação saudável, nas quais se inscrevem os princípios da Dieta Mediterrânica. As recomendações são da Direção-Geral da Saúde.
1. Inclua alimentos frescos e naturais na sua dieta
As frutas, os hortícolas e os cereais integrais devem fazer parte das refeições, sobretudo dentro da sua época. Tente variar ao máximo entre estes alimentos, de acordo com a sua cor e textura. Assim, terá uma importante fonte de vitaminas, fibras, minerais e substâncias antioxidantes.
2. Ingira água
A água é fundamental para uma alimentação saudável. Por isso, deve ser a bebida de eleição, sendo recomendado ingeri-la além das refeições. Os chás, infusões e bebidas não açucaradas são também boas formas de hidratação.
3. Coma regularmente
Ao longo do dia, devem ser realizadas três refeições principais (pequeno-almoço, almoço e jantar). Intercale com pequenos lanches, pois não é recomendável estar mais de 4 horas sem se alimentar.
4. Use azeite no tempero e confeção de alimentos
O azeite deve ser a gordura preferencial a utilizar nos cozinhados. Porém, deve consumi-lo com moderação.
5. Reduza ao máximo o consumo de sal
É possível condimentar os alimentos sem o uso de sal. Nesse sentido, as ervas aromáticas e as especiarias são uma boa alternativa para uma alimentação saudável.
6. Consuma carne e peixe de forma equilibrada
O peixe e a carne são alimentos fundamentais para uma dieta equilibrada. Contudo, deve consumi-los de forma moderada. O consumo de peixe gordo (salmão, cavala, sardinha…) é recomendado duas ou mais vezes por semana. Por sua vez, coma carnes vermelhas em apenas duas refeições semanais.
7. Inclua os lacticínios na rotina alimentar
O consumo equilibrado de leite e seus derivados é benéfico para a saúde, nomeadamente para a estrutura óssea. Além de cálcio, é rico em outros nutrientes importantes para o seu bem-estar.
Receita de salmão com feijão-verde e batata-doce
Agora que conhece os princípios de uma alimentação saudável, damos-lhe a conhecer uma receita muito saborosa. É simples de confecionar. Além disso, combina os benefícios do peixe com as potencialidades das hortícolas e dos tubérculos.
Ingredientes
- 2 Lombos de salmão;
- Sumo e raspa de 1 limão;
- 100 g de batata-doce;
- Sal e pimenta q.b.;
- 250 g de feijão-verde;
- 1 Colher de sopa de azeite;
- 1 Dente de alho;
- Água, sal e noz-moscada q.b.
Preparação
Comece por temperar o salmão com sumo de limão, sal e pimenta e reserve-o. De seguida, coza a batata-doce com pele.
Coza o feijão, cortado em pedaços, durante 5 minutos em água temperada com sal. Assim que estiver cozido, escorra a água e salteie-o numa frigideira antiaderente com azeite e alho picado. Acrescente a noz-moscada e deixe cozinhar até ficar pronto.
O passo seguinte é cozinhar o salmão dos dois lados num grelhador antiaderente. Por fim, sirva o salmão com raspas de limão, acompanhado com a batata-doce às rodelas e o feijão-verde.
Uma boa rotina alimentar deve começar logo pela manhã. Se gostou das nossas dicas e procura sugestões para iniciar os seus dias com saúde e energia, descarregue o ebook que preparamos para si com 10 pequenos-almoços para comer e treinar por mais!