O exercício físico na terceira idade é essencial para ter um estilo de vida saudável. Com efeito, trata-se de um dos principais responsáveis pelo aumento da longevidade, bem como da vitalidade.
Sabemos que o envelhecimento é inevitável. Com o passar dos anos, o corpo sofre mudanças de peso, perde tecido muscular (massa e qualidade) e as alterações metabólicas e estruturais podem até diminuir uns centímetros à altura.
No entanto, saiba que é possível abrandar o ritmo do envelhecimento orgânico de forma natural. O primeiro passo é evitar uma atitude sedentária, fomentando a prática de exercício físico regular e uma alimentação equilibrada.
O que acontece ao corpo quando não praticamos desporto?
A sedentarização é prejudicial à saúde, sobretudo na terceira idade. A pressão arterial aumenta, a função cardiorrespiratória piora e é mais comum o aparecimento de doenças cardiovasculares e patologias articulares com a obesidade.
Uma pessoa acima dos 65 anos que não pratique desporto é mais propensa a episódios de stress e depressão. No mesmo sentido, é mais afetada pelo cansaço, mesmo quando executa movimentos básicos do dia a dia, como subir escadas ou locomover-se.
8 Benefícios da prática de exercício físico na terceira idade
A prática regular de exercício na terceira idade é sinónimo de uma vida mais longa e com maior qualidade. Contribui, simultaneamente, para uma melhoria da condição física e psicológica. Conheça agora as principais vantagens de “mexer-se” pelo menos três vezes por semana.
1. Maior resistência e força
A partir de uma determinada idade, a perda de massa muscular é inevitável. A prática regular de exercício físico atrasa este cenário, ao promover a vascularização e ativação muscular. Além de melhorar a força e amplitude de movimentos, ser ativo na terceira idade potencia a mobilidade e diminui o agravamento de dores articulares, prevenindo quedas.
2. Ossos mais fortes
É sabido que, com o passar dos anos, há uma desmineralização dos ossos, que ficam mais frágeis. Por isso, o risco de fraturas torna-se muito elevado. Determinados exercícios físicos, tais como caminhada e musculação, contribuem para a manutenção da densidade óssea e previnem a osteoporose.
3. Cérebro mais ativo
Está cientificamente provado que uma das formas de retardar o envelhecimento cognitivo é a prática regular de exercício físico. O desporto, além de apresentar um grande conjunto de estímulos sensoriais, promove o convívio e interacção com outras pessoas em ambiente de lazer. É, por conseguinte, um excelente aliado da prevenção da demência, ansiedade e até depressão.
4. Antídoto para a depressão e ansiedade
As aulas de grupo são um momento importante para o idoso socializar. Além disso, as endorfinas libertadas antes e depois da prática de exercício físico proporcionam uma sensação de bem-estar e felicidade.
5. Menor risco de contrair doenças
O exercício físico na terceira idade diminui o risco de contrair doenças e infeções. A sua prática pode ajudar, inclusive, a diminuir a sintomatologia associada a patologias crónicas, uma vez que reforça o sistema imunitário.
6. Sono com mais qualidade
A atividade física regular reduz a probabilidade de ter insónias e promove um sono mais reparador e profundo.
7. Peso ideal
Emagrecer ou engordar depois dos 65 anos é muito fácil. A prática de desporto, além de melhorar a aparência física, ajuda a regular o peso, o que traz inúmeros benefícios para a saúde do idoso.
8. Maior independência
Ser independente na terceira idade é extremamente importante, uma vez que influencia os níveis de autoestima. Manter-se ativo é sinónimo de saúde e felicidade!
A fórmula para um corpo saudável na terceira idade é muito simples: comer bem, descansar muito e praticar desporto regularmente e com intensidade moderada. Volte ao ginásio e evite o envelhecimento precoce! Sinta-se jovem e com vitalidade através da prática de exercícios físicos adequados à sua idade, tais como Pilates, Yoga, Cardio e Musculação. Conheça os nossos planos sem fidelização e consulte o nosso mapa de aulas.