O treino de força é indicado para todos aqueles que praticam corrida. Correr é um excelente exercício cardiovascular para queimar calorias e perder peso. Não é por acaso que há cada vez mais pessoas a fazer jogging nas ruas ou nos parques.
A corrida é o estímulo máximo da eficiência energética. No entanto, importa perceber se a perda de peso está ou não relacionada com a diminuição de massa muscular.
Ao correr, estamos a melhorar substancialmente a nossa capacidade de ventilar e absorver oxigénio. Não obstante, quanto mais massa magra tivermos, maior será o nosso consumo de O2. Se os músculos não forem devidamente estimulados, a diminuição do seu tónus será evidente.
A questão que se põe é: fazer apenas corrida é suficiente? A resposta é não. É necessário combinar este exercício com treino de força, para prevenir o aparecimento de lesões, causadas, sobretudo, por desgaste.
Benefícios do treino de força para quem pratica corrida
Há quem goste de correr pela paisagem, por fazê-lo em grupo ou pela constante superação de desafios. Há até quem o faça, antes de tudo, pela sensação de felicidade no final da corrida. As razões são subjetivas, mas uma coisa é certa: ninguém gosta de treinar para contrair lesões.
A forma mais eficaz de evitar maleitas é apostar num treino de força como complemento. Esta prática contribui, em grande parte, para o reforço muscular. Por consequência, os tendões ficam mais tensos, o que confere uma maior estabilidade articular ao praticante. Assim, será menos provável o aparecimento de lesões, tais como tendinites, roturas musculares e desgaste acelerado da cartilagem, também conhecido como artrose.
Além da prevenção, o treino de força melhora substancialmente a performance do atleta. Lembre-se de que correr outdoor implica uma mudança de inclinação e ritmo constantes. Quanto mais forte for o músculo, maior a potência de cada passada, a velocidade e a performance geral.
Os exercícios de treino de força que incidem sobre o abdómen melhoram, ademais, a postura corporal, ajudando a preservar a coluna lombar.
7 Exercícios de treino de força para corredores
A corrida é, de facto, uma excelente forma de emagrecer. No entanto, não deve ser feita de forma isolada. O ideal é complementá-la sempre com treino de força.
Descubra alguns exercícios ideais para o reforço dos diferentes grupos musculares:
1. Goblet Squat
2. Step Up
3. Leg Press Calf Extension
4. Glute Bridge
5. Plank
6. TRX Low Row
7. TRX Chest Press
Quer aumentar a sua performance durante os treinos de corrida e prevenir lesões? Faça já uma avaliação física e tenha um plano criado à medida das suas necessidades. Venha conhecer o universo laranja GO GYM e inscreva-se num dos nossos clubes.
Bons treinos!