fbpx

Batata-doce: Como fazer um snack saudável e delicioso!

A batata-doce é uma excelente fonte de energia. Este tubérculo, originário da América do Sul, tornou-se um dos ingredientes mais usados na gastronomia europeia. É, atualmente, uma opção saudável para a elaboração de refeições ou mesmo snacks.

Apesar de conter mais açúcar do que a batata normal ou inglesa, a batata-doce tem quase o dobro da fibra. A maior vantagem para quem a consome é a libertação lenta de açúcar no sangue, o que ajuda a manter-se saciado durante mais tempo.

Sendo uma excelente fonte de hidratos de carbono, a batata-doce é perfeita para quem quer energia para os seus treinos!

5 Benefícios da batata-doce

1. Faz bem ao coração

É uma excelente aliada da saúde cardiovascular. Coração e artérias ficam mais protegidos graças ao contributo das vitaminas, antioxidantes, fibras e minerais presentes na batata-doce. Além disso, este alimento não tem gorduras saturadas.

2. É uma fonte de vitaminas

A batata-doce é, sem dúvida, um alimento riquíssimo nutricionalmente. É uma ótima fonte de vitamina A, que ajuda no funcionamento do aparelho respiratório e dos olhos, sendo apenas superada pela cenoura no que a produtos de origem vegetal diz respeito. Tem a vantagem de possuir níveis superiores de vitamina E, C e Magnésio. Se for consumida com casca, preserva melhor a qualidade de todos os nutrientes, mas sobretudo da vitamina A.

3. É antioxidante

A cor interior alaranjada deve-se à riqueza em carotenoides, uma substância com poder antioxidante. No mesmo sentido, as batatas-doces roxas possuem uma elevada quantidade de antocianinas, com ação semelhante.

4. É rica em potássio

O potássio presente na batata-doce é importante para o controlo da pressão arterial, sendo que pode diminuir o risco de doença cardíaca.

5. Tem baixo índice glicémico, se for cozida

O índice glicémico da batata-doce cozida é baixo, tornando-a uma excelente opção para controlar a saciedade. Este alimento tem uma absorção mais lenta e, consequentemente, menos impacto na subida do açúcar no sangue. Por isso, pode ser uma boa alternativa para ser consumida por diabéticos.

No entanto, quando o método de confeção escolhido é o assado, o caso muda de figura. Por isso, cozer a batata-doce é sempre a melhor opção. Deve evitar-se, além disso, fritar este alimento, uma vez que tal aumenta os níveis de gordura.

Receita de chips de batata-doce

Não resiste a um bom snack sempre que assiste a uma série ou filme? Vai preparar um jantar para amigos e procura uma alternativa saudável para entrada? Experimente fazer chips de batata-doce, uma receita simples, rápida e superfit.

Ingredientes

1 Batata-doce grande

Sal marinho q.b.

Azeite q.b.

Pimentão doce q.b.

Orégãos q.b.

Tomilho q.b.

Modo de preparação

  • Descascar e cortar a batata em rodelas finas (aproximadamente 3 mm de espessura);
  • Colocar sobre um tabuleiro antiaderente ou forrado com papel vegetal;
  • Espalhar as rodelas de batata-doce no tabuleiro, sem que fiquem sobrepostas;
  • Regar as batatas com um fio de azeite (não exagerar na quantidade) e, de seguida, temperar com sal, pimentão-doce e ervas aromáticas a gosto;
  • Levar ao forno, pré-aquecido a 180 °C, durante 20 minutos. Após esse período, virar as batatas para que dourem do outro lado;
  • Deixar no forno por mais 15 minutos.

As nossas dicas

  • Se gosta de chips bem crocantes, corte a batata-doce o mais fina possível;
  • Acrescente outras especiarias que combinem com as anteriormente referidas, como por exemplo paprica.

Gostaria de obter mais dicas de alimentação saudável, para melhorar a sua forma física e potenciar os resultados dos seus treinos? Faça download gratuito do ebook 10 Pequenos-almoços saudáveis para um corpo FIT! Comece o dia com energia e vitalidade!

SUBSCREVA O BLOG

GO GYM
GO GYM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Aceito a Política de Privacidade*Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    O GO GYM está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.