fbpx

Banana: 3 Receitas saudáveis para aproveitar todos os benefícios

A banana é o fruto predileto dos desportistas. Para quem pratica exercício físico, é um ótimo alimento, especialmente devido ao seu alto teor de hidratos de carbono. Este nutriente é, como se sabe, fonte de energia para o organismo.

Além disso, o seu sabor e textura fazem com que este fruto seja uma boa opção para antes ou depois dos treinos. Devido às suas características, garante às pessoas uma sensação de saciedade e, ao mesmo tempo, leveza no estômago, fundamental para quem vai realizar atividade física.

Mas os benefícios não se ficam por aqui! Com efeito, vão desde a regulação dos diferentes sistemas do organismo à prevenção de determinados problemas de saúde.

Qual a composição nutricional da banana?

A banana é composta por vários nutrientes, cada um deles com funções importantes para o bem-estar. A água é dos principais elementos, representando mais de metade da sua constituição.

Esta fruta contém hidratos de carbono, que se encontram na forma de três açúcares: glicose, sacarose e frutose. Ao mesmo tempo, é rica em alguns minerais, sobretudo potássio, magnésio e cálcio. É também uma excelente fonte de vitaminas B2 (Riboflavina), B6 (Piridoxina), B9 (Ácido Fólico) e C. Além disso, destaca-se pela concentração de pectina, uma importante fibra alimentar.

7 Benefícios da banana para a sua saúde e bem-estar

  1. É fonte de energia – Devido ao alto teor de hidratos de carbono, é fonte de energia para o organismo;
  2. Tem efeito antiácido – As suas propriedades nutritivas ajudam a combater a azia no estômago. Assim, comer banana é uma boa alternativa à toma de medicamentos antiácidos;
  3. Cria sensação de saciedade – Este fruto oferece um efeito de saciedade, útil para quem pratica desporto ou tem necessidade de controlar o peso;
  4. É um regulador intestinal – A banana é um excelente regulador do intestino, inclusive em situações de prisão de ventre ou diarreia. No primeiro caso, deve consumi-la madura. No segundo, deve ingeri-la verde;
  5. Melhora a disposição – Um dos constituintes da banana é o triptofano. Este aminoácido é responsável por ajudar a sintetizar a serotonina, que, por sua vez, contribui para o bom humor e o bem-estar. Além disso, ajuda a ter um sono mais reparador;
  6. Atua como relaxante muscular – A presença de magnésio neste fruto contribui para ter músculos mais relaxados. Por outro lado, previne o aparecimento de cãibras e de fadiga muscular;
  7. Apoia o sistema cardiovascular – O potássio é um mineral que auxilia na regulação da pressão arterial. Desse modo, minimiza as possibilidades de sofrer de problemas cardiovasculares.

3 Receitas deliciosas com banana

Se pensa que a banana é apenas deliciosa ao natural, desengane-se! Este fruto pode ser usado em diversas receitas, aproveitando todas os seus benefícios e sabor.

1. Batido de banana com manteiga de amendoim

Ingredientes

  • 1 Banana congelada;
  • 2 Colheres de sopa de manteiga de amendoim;
  • ¾ Chávena de iogurte grego magro;
  • 1 Chávena de água.

Preparação

Junte a banana, a manteiga de amendoim, o iogurte grego e a água no liquidificador. Misture tudo durante 10 a 15 segundos. Depois, é só colocar no copo e deliciar-se!

2. Chips de banana

Ingredientes

  • 2 Bananas;
  • azeite q.b.;
  • 1 Colher de sopa de sumo de limão;
  • Água q.b.;
  • Canela q.b.

Preparação

Pré-aqueça o forno a 160 °C. Entretanto, corte as bananas em fatias finas. Num tabuleiro, coloque papel vegetal untado com azeite. De seguida, coloque as fatias de banana por cima e pincele-as com água e sumo de limão. Polvilhe com canela e leve ao forno durante cerca de 1 hora. Lembre-se de, ao final de algum tempo, virar as fatias.

3. Panqueca de banana

Ingredientes

  • 1 Banana;
  • 2 Ovos;
  • ½ Colher de chá de canela;
  • azeite q.b.;
  • Mel ou compota q.b.

Preparação

Misture a banana, os ovos e a canela num liquidificador. Unte uma frigideira com azeite e deixe aquecer. Coloque a mistura na frigideira, deixando-a cozinhar durante cerca de 2 minutos de cada lado. Pode, depois, acompanhar com mel ou compota a gosto.

A banana é um fruto com muitos benefícios. Além disso, existem inúmeras possibilidades para integrá-la na sua dieta. Se gostou das nossas sugestões, subscreva o blog e tenha acesso a mais receitas e dicas para uma alimentação saudável!

SUBSCREVA O BLOG

GO GYM
GO GYM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Aceito a Política de Privacidade*Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    O GO GYM está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.