A recuperação pós-treino deve fazer parte do seu programa de atividade física. Tal como o aquecimento, esta fase é determinante para a qualidade da prática desportiva.
Em treinos intensos, a recuperação é ainda mais importante, pois a o corpo recorre a processos anaeróbios para a obtenção de energia. Nesse sentido, o desgaste do organismo é mais acentuado, sendo fundamental recuperar dessa “agressão”.
Através da recuperação pós-treino, evita problemas que o podem privar de uma prática de exercício físico regular e de qualidade. Após uma sessão intensa, há a acumulação de fadiga, que conduz os músculos a estados inflamatórios. Além disso, dá-se a diminuição da capacidade do sistema nervoso central. Por conseguinte, a contração muscular fica comprometida, pois a eficácia dos impulsos nervosos é reduzida.
Desse modo, a exposição a lesões e o mal-estar na prática dos exercícios aumenta. E não são apenas problemas nos tecidos moles, como mialgias de esforço, tendinites ou outras inflamações. Uma deficiente recuperação pós-treino pode predispor o atleta a contrair lesões traumáticas, nomeadamente entorses ou roturas de ligamentos.
Agora que conhece a importância de uma boa recuperação pós-treino, saiba como fazê-la corretamente. Não se esqueça de que o treino não se circunscreve ao tempo que gasta a fazer exercício. Uma atividade física de qualidade vai para além disso, de modo a que o cumprimento dos objetivos e o seu bem-estar físico sejam salvaguardados.
Fique a par de alguns truques para recuperar depois do treino, quer este seja feito em casa, na rua ou no ginásio.
1. Hidrate-se bem para uma correta recuperação pós-treino
Durante um treino intenso, a desidratação é inevitável. Com o exercício físico perdem-se água e sais minerais indispensáveis ao bom funcionamento do organismo, entre os quais os eletrólitos. Dessa forma, tanto durante como no final do treino, é fundamental hidratar-se para repor estas substâncias essenciais para a regulação celular.
2. Faça uma sessão de alongamentos
Depois de praticar desporto, é recomendado fazer uma sessão de alongamentos. A mesma vai ajudá-lo a relaxar e a baixar gradualmente o ritmo do seu corpo. Com isso, evitará dores musculares, para além de beneficiar de uma melhor recuperação.
3. Tenha um sono reparador
Uma boa noite de sono é um aspeto a ter em conta para uma correta recuperação pós-treino. Existem muitos processos no nosso corpo que se realizam enquanto dormimos e que são responsáveis, por exemplo, pela recuperação muscular. Para um bom rendimento no treino, dormir bem é fulcral.
4. Alie o desporto a uma boa alimentação
Uma dieta equilibrada e adequada às suas características é muito importante para o programa de exercícios a desenvolver. Uma boa recuperação pós-treino depende de uma alimentação rica em proteínas e hidratos de carbono nas combinações certas. Neste ponto, o aconselhamento por parte de um nutricionista é de todo recomendável.
5. Aposte na recuperação ativa
Um bom plano de treino deve incluir exercícios que permitam a recuperação do organismo das atividades mais exigentes. Cada sessão integra exercícios com cargas moderadas, que possibilitem a recuperação sem colocar em causa os objetivos e o bem-estar físico.
6. Procure a ajuda de um profissional
A ajuda de um personal trainer é fundamental para programar um plano adequado às suas necessidades e metas. Fazer atividade física sem supervisão pode colocar em causa o seu bem-estar físico, pois há muitos aspetos a considerar em todo o processo. A recuperação pós-treino é uma das etapas que pode ser melhor gerida com o aval de um profissional.
7. Esteja atento aos sinais do seu corpo
Estar atento aos sinais que o seu corpo transmite é crucial para evitar problemas indesejáveis. As dores são um alerta que não deve menosprezar. Se tem dores a nível muscular ou articular, por exemplo, deve moderar o exercício. Não se esqueça de que, em caso de lesão, o tempo que irá perder a recuperar afastá-lo-á mais do seu objetivo do que reduzir a carga e descansar.
Para ficar em forma e atingir os seus objetivos, é fundamental uma boa recuperação pós-treino. Os progressos que notará no seu corpo dependerão em parte desta etapa do seu plano de exercícios. Verá que a predisposição para o treino seguinte será maior!
Quer ter acesso a mais dicas que o ajudem a realizar exercício físico de forma segura e prazerosa? Subscreva agora o nosso blog para aceder a mais conteúdos fitness.