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TRX: Treina com o peso do teu corpo!

O TRX – Total-body Resistance Exercise (ou, em português, Exercício de Resistência do Corpo Inteiro) é um treino funcional em suspensão. Na sua prática, são apenas usados o peso corporal e a gravidade.

Esta modalidade foi criada por um elemento das tropas especiais Navy SEALs, nos EUA, como forma de manter a condição física em alta durante as missões externas. Eram apenas necessários aparelhos de pequenas dimensões e fáceis de transportar. A sua prática era possível indoor ou outdoor, assim como em espaços bastante confinados.

Os aparelhos do TRX são formados por tiras de nylon ligadas a um gancho. Este, por sua vez, está preso a uma estrutura estável, capaz de aguentar o peso do corpo. Preferencialmente, o espaço deve ser amplo, de forma a permitir movimentos até uma altura de 1,80m e largura de 2,40m.

Descubra 6 vantagens do TRX

Está provado de que o TRX aumenta a força, flexibilidade, equilíbrio e resistência cardiovascular. Conheça os benefícios desta prática, que ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo.

1. É um treino completo e funcional

Esta modalidade trabalha todos os grupos musculares, desde costas, peito, abdominais, “core” (músculos que sustentam o tronco) e pernas, alguns deles em simultâneo. A duração das aulas varia entre 30 e 50 minutos. Os resultados chegam a ser mais eficazes do que na musculação.

2. Inclui mais de 300 exercícios diferentes

O TRX apresenta centenas de movimentos e ângulos, cada um com diferentes variações. Entre os exercícios mais comuns estão os agachamentos, lunges, flexão de troncou ou braços, fundos, crunches, bíceps, tríceps e prancha.

3. O nível de dificuldade é ajustável

Poderá ajustar facilmente a intensidade do treino através da posição do corpo. Para tal, não são necessários pesos. A instabilidade, resultado do sistema de suspensão, vai dificultar a execução dos movimentos. Assim, sendo uma prática exigente, o TRX é aconselhável também a atletas de alta competição, independentemente da condição física ou objetivo.

4. O gasto calórico é elevado

Num treino de TRX, poderá queimar até 500 calorias, mas tudo dependerá da intensidade que der aos exercícios. Esta modalidade é uma ótima forma de emagrecer e queimar calorias, bem como de tonificar e ganhar massa muscular.

5. Fortalece músculos e coração

O treino em suspensão não só melhora a força muscular, como aumenta a resistência cardiovascular. A mudança de velocidade, a cada exercício, ajuda a potenciar a performance do coração e dos pulmões.

6. Melhora o equilíbrio e a postura

A necessidade de manter ângulos diferentes faz com que todo o “core” esteja a trabalhar para alcançar estabilidade. Assim, as pessoas que praticam TRX melhoram a postura. Além disso, ganham uma maior perceção corporal.

TRX

7 Sugestões de exercícios

1. Back Lunge

2. Squat

3. Low Row

4. Chest Press

5. Bicep Curl

6. Tricep Extension

7. Abdominal Crunch

Dicas para a prática de TRX

A necessidade de manter ângulos diferentes faz com que todo o “core” esteja a trabalhar para alcançar estabilidade. Assim, as pessoas que praticam TRX melhoram a postura. Além disso, ganham uma maior perceção corporal.

  • Proteja a coluna, mantendo o “core” sempre bem contraído;
  • Pratique esta modalidade 2 a 3 vezes por semana. Vá aumentando a intensidade gradualmente;
  • Mantenha os tempos de descanso curtos, se o seu objetivo é queimar massa gorda. Aumente o tempo de intervalo para treinos de força.

Transforme o seu corpo numa alavanca com os treinos de TRX. Consulte o nosso mapa de aulas e conheça os nossos planos sem fidelização.

Sabia que agora já pode treinar em ambos os clubes sem limitações? Venha conhecer-nos e atinja os seus objetivos!

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Bruno Fernandes
Bruno Fernandes

Instrutor de TRX
Personal Trainer

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3 Comments

  1. Avatar
    Débora Feiteira
    20 Fevereiro, 2019 / 22:19

    Gosto muito de ginásio……mas sou tão preguiçosa………
    Estou desde que abriu para me escrever tinha pago 16,€ sem jóia…….

    Mas fico sempre a pensar ir. 😉😉😉😉😉

  2. Avatar
    Amelia Margarida Matos Araujo Cabral
    31 Maio, 2019 / 7:50

    Bom dia,
    Continuo a restabelecer melhoras,ainda não posso fazer grandes movimentos,só para a semana e que vou ao medico para ver o que fazer.
    obrigada

    • GO GYM
      GO GYM
      25 Junho, 2019 / 14:26

      Boa tarde Amélia,
      Boas notícias! Esperamos que muito em breve possa voltar ao treinos. Continuação de rápidas melhoras!

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