fbpx

Conheça os melhores treinos para correr na rua!

Correr na rua é uma ótima solução para conciliar com a rotina do ginásio e, de vez em quando, realizar exercício ao ar livre. Quando bem aproveitada, a corrida tem múltiplas vantagens. Além de ser um hábito benéfico para a saúde, permite desfrutar da natureza e criar um espaço de socialização com outros corredores.

Para correr na rua com segurança reforçada e uma dose extra de motivação, é aconselhável fazê-lo em grupo. Saiba que é comum os ginásios organizarem iniciativas e grupos de corrida, permitindo aos atletas desafiarem-se entre si.

Contudo, correr na rua tem alguns riscos associados. Fazê-lo na estrada acarreta perigos devido à circulação rodoviária, além de que as variações de piso podem ser problemáticas. Todos estes riscos podem ser minimizados se tomar algumas precauções, como as que abordamos neste artigo.

Uma das soluções para evitar problemas é ter o aconselhamento de um profissional. Tal vai permitir traçar o plano de treino adequados a si, além da correção da postura de corrida, que por sua vez reduz os riscos de lesão.

Tipos de treino para correr na rua

Se pretende correr na rua, saiba que pode variar nos treinos semanalmente. Diferentes modalidades de corrida são aconselhadas para evitar problemas como lesões musculares ou articulares, desmotivação e o consequente abandono da corrida.

As lesões podem ser evitadas se fizer treino complementar, como reforço muscular no ginásio e exercícios de técnica de corrida, por exemplo. Já os treinos variados permitem não cair na monotonia.

Vamos agora mostrar-lhe 4 tipos de treino para poder correr na rua com máxima motivação.

1. Corrida contínua

Este é o tipo de treino mais comum para quem corre na rua. Consiste em correr distâncias médias a longas ou em intervalos de tempo nunca inferiores a meia hora num ritmo constante.

Ao treinar desta forma, está a trabalhar essencialmente a componente cardiovascular e a resistência. A intensidade é, normalmente, baixa, embora possa haver variações de acordo com a duração que se pretende do treino.

2. Corrida intervalada

Ao contrário da corrida contínua, este tipo de treino tem algumas variáveis. Consiste em correr determinadas distâncias ou períodos de tempo num certo número de repetições com intervalos pelo meio.

Esta é uma opção de treino que deve ser bem ponderada tendo em conta os objetivos que se pretende atingir. Dada a sua versatilidade, é possível trabalhar-se a resistência aeróbia, bem como a anaeróbia.

3. Fartelek

É um excelente treino para correr na rua, permitindo, por exemplo, desfrutar melhor da natureza. Embora seja intervalado, há uma maior versatilidade na forma como é feito.

Consiste em correr determinadas distâncias com alguma intensidade durante um espaço de tempo e depois mais lento para recuperar do esforço. É muito bom para melhorar o seu autoconhecimento, aprendendo a gerir melhor os ritmos da corrida. Além disso, permite melhorar a velocidade e também a resistência anaeróbia.

4. Corrida em rampas

Para quem quer correr na rua, a corrida em rampas é um ótimo treino. Além de contrariar a rotina, neste tipo de exercício trabalha a força de pernas, a coordenação e a velocidade. Normalmente, assemelha-se à corrida intervalada, no qual se corre uma distância inclinada um determinado número de vezes, intercalando com algum tempo de recuperação.

É muito importante ter acompanhamento por um profissional, pois o risco de lesão acresce, principalmente quando escolhe um terreno acidentado ou demasiado inclinado. Inflamações nos tendões e gémeos são os problemas mais comuns.

Correr na rua oferece-lhe vários recursos para melhorar a sua condição física. Nesse sentido, é extremamente benéfico transformar esta atividade física em algo divertido e desafiante. Calce as sapatilhas e motive-se para começar!

O nosso artigo foi esclarecedor para si? Quer ter acesso a mais conteúdos sobre atividade física, alimentação e bem-estar? Aproveite para subscrever o blog e aceda periodicamente a informações úteis para desportistas!

SUBSCREVA O BLOG

GO GYM
GO GYM
Partilha este artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Aceito a Política de Privacidade*Dou o consentimento para o tratamento de dados*

O GO GYM está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.