fbpx

Treino matinal: Benefícios e dicas para obter bons resultados

O treino matinal é considerado por muitos um hábito difícil. Sair da cama para treinar é, para algumas pessoas, mais complicado do que o exercício físico em si. Além disso, há quem acredite que influencia negativamente os compromissos diários devido ao desgaste que provoca.

Na prática, estas noções são invertidas. Está comprovado que realizar um treino matinal tem benefícios evidentes para a saúde e bem-estar, inclusivamente quando o dia é preenchido com o trabalho e outras atividades.

Para quem tem uma vida agitada, é possível conciliar os compromissos com a atividade física. O treino matinal é uma excelente opção para contornar os problemas de uma agenda preenchida. Não há desculpas para não treinar!

6 Benefícios do treino matinal

Os benefícios do exercício para o bem-estar das pessoas são evidentes. A saúde física e mental ganham com este hábito de vida saudável. Mas há outras vantagens que pode aproveitar ao escolher as primeiras horas do dia para a prática desportiva.

1. É melhor do que um café

O treino matinal possibilita a reativação do sistema nervoso central mais rapidamente após o sono. Ao praticar exercício, oxigena melhor o cérebro, permitindo que as suas capacidades mentais e físicas sejam restabelecidas. Dessa forma, e ao contrário do que se pensa, o treino não lhe vai tirar energia, mas sim permitir que comece o dia de trabalho mais desperto e ativo.

2. Melhora o sono

Para quem tem um dia preenchido, na maioria das vezes, o tempo e as possibilidades para treinar são no período da manhã ou ao final do dia. Entre estas duas opções, saiba que é preferível fazê-lo logo pela manhã.

O exercício físico mais intenso ao final do dia pode ser prejudicial para um sono reparador. Por outro lado, o treino matinal regular permite ao corpo um descanso com mais qualidade.

3. Permite reduzir o stress

A prática de atividade física é um hábito que reduz o stress. Quando realizada de manhã, os efeitos podem ser potenciados para o dia agitado de trabalho que se segue.

4. Aumenta o desgaste de calorias

Há evidências de que o treino matinal aumenta o desgaste de calorias comparativamente a outra altura do dia.

5. Proporciona um treino mais consistente

As desculpas para faltar ao ginásio são, por norma, menos frequentes de manhã do que ao final do dia. Desse modo, o treino matinal vai permitir-lhe ser mais assíduo no ginásio.

6. Ajuda a trabalhar a autodisciplina

Provavelmente, o único fator que o poderá fazer abdicar do treino matinal é não sair da cama! Contudo, ao estabelecer um compromisso consigo mesmo, está ao mesmo tempo a trabalhar a sua autodisciplina.

5 Dicas para um treino produtivo

Agora que conhece alguns dos benefícios do treino matinal, é hora de os aproveitar. Nesse sentido, propomos-lhe algumas práticas que o ajudam a potenciar os resultados do exercício físico pela manhã.

1. Respeite as horas de sono

Realizar exercício físico pela manhã poderá implicar acordar cedo. Para isso, é necessário garantir que tem um sono reparador, ou seja, que dorme o número de horas recomendado. Um bom descanso é fundamental para um treino eficaz!

2. Não se esqueça do pequeno-almoço

A refeição matinal é muito importante para iniciar a atividade diária. Nesse sentido, nos dias em que vai treinar, tente fazer um pequeno-almoço leve, mas ao mesmo tempo nutritivo. Aconselhe-se com um nutricionista para o orientar melhor de acordo com os seus objetivos.

3. Programe muito bem o seu dia

Estime o tempo de duração de cada treino. É muito importante no sentido de respeitar os tempos de descanso, bem como de conseguir realizar os exercícios até ao fim. Por isso, organize a sua agenda diária de forma realista e cuidada.

4. Prepare o saco de treino no dia anterior

Ter o saco de treino pronto pela manhã poupa-lhe tempo e reduz o stress antes de iniciar a prática desportiva.

5. Faça um bom aquecimento

O treino matinal implica realizar um aquecimento mais cuidado comparativamente a outra altura do dia. É muito importante não negligenciar esta parte do exercício físico, já que, após o sono, é necessário reativar muito bem o corpo.

Tem o seu dia ocupado e não consegue iniciar uma prática desportiva regular? Como viu, o treino matinal é uma boa solução para realizar exercício físico! No Go Gym, com o apoio do nosso staff, encontrará as melhores opções para treinar de acordo com a sua agenda e os seus objetivos. Contamos consigo pela manhã?

SUBSCREVA O BLOG

GO GYM
GO GYM
Partilha este artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Aceito a Política de Privacidade*Dou o consentimento para o tratamento de dados*

O GO GYM está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.