fbpx

Treino em circuito: O que é e quais os benefícios?

O treino em circuito baseia-se numa sequência de exercícios, com pouco ou quase nenhum intervalo entre eles. Tem como objetivo proporcionar uma melhoria da condição física geral, bem como uma maior tonificação do corpo.

Esta prática, cuja base é o treino funcional, surge igualmente para dar resposta à falta de tempo da sociedade atual, preocupada em fazer uma gestão mais eficiente das atividades físicas. Trata-se de uma aula extremamente rica, pois, ao invés de apenas exercitar músculos, desenvolve e aperfeiçoa padrões de movimento.

Treino ideal para queimar calorias e tonificar

Esta é uma das melhores modalidades para perder peso. Combina treino cardiovascular com treino de força, o que, associado aos reduzidos tempos de descanso entre exercícios, promove uma frequência cardíaca elevada ao longo da aula.

Desta forma, o metabolismo acelera e há um gasto calórico significativo, tanto durante como após o treino em circuito. O praticante está, simultaneamente, a tonificar o corpo e a trabalhar a força e a resistência.

Treino contra a monotonia

Esta modalidade fitness pode misturar exercícios de cardio e musculação. Além da grande diversidade de movimentos, recorre a diferentes acessórios, tais como TRX, VIPR, Bolas Medicinais, halteres e Kettlebell.

É uma aula bastante aliciante, na medida em que a vertente da superação pessoal e o desafio estão sempre presentes. É muito dinâmica e, portanto, perfeita para quem não gosta de aulas monótonas.

Circuitos para iniciantes e avançados

O treino em circuito pode ser realizado por participantes iniciantes ou avançados, desde que haja uma devida adaptação dos exercícios e das rotinas.

Um circuito iniciante pode ter como base exercícios com o peso do próprio corpo, como squats, sit ups, lunges, push ups. Neste caso, existirá maior equilíbrio entre treino e descanso.

Um treino em circuito avançado já pode combinar exercícios com o peso do corpo mais intensos (burpees, squats e lunges com salto), juntamente com exercícios que recorram ao uso de materiais (wall balls, kettlebell swing e lunges com halteres). Neste caso, o tempo de treino será bastante superior ao de descanso.

Faça uma avaliação física antes de iniciar o treino em circuito

Pessoas com patologias osteoarticulares, hipertensão ou mesmo sedentários em fase inicial de prática de atividade física poderão requerer alguns cuidados/atenção.

É fundamental que faça previamente uma avaliação física, para garantir que não tem restrições à prática desta modalidade. No Go Gym, este serviço é gratuito para todos os sócios.

Gosta de treinos dinâmicos e intensos? Precisa de gerir o seu tempo para obter bons resultados? Quer emagrecer, tonificar o corpo e melhorar a sua condição física? Então, o treino em circuito é a escolha ideal para si!

Consulte o nosso mapa de aulas e conheça os nossos planos sem fidelização. Garanta já a sua inscrição num dos nossos ginásios. Vemo-nos na próxima aula?

7 Sugestões de exercícios

1. Burpees

2. Kettlebell Swing

3. Lunge

4.Push-up

5.Sit-up

6. Squat

7. Thruster

SUBSCREVA O BLOG

Tiago Leite
Tiago Leite

Instrutor Go Gym

Partilha este artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Aceito a Política de Privacidade*Dou o consentimento para o tratamento de dados*

O GO GYM está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.