fbpx

Treino de força: Porque é tão importante para quem corre?

O treino de força é indicado para todos aqueles que praticam corrida. Correr é um excelente exercício cardiovascular para queimar calorias e perder peso. Não é por acaso que há cada vez mais pessoas a fazer jogging nas ruas ou nos parques.

A corrida é o estímulo máximo da eficiência energética. No entanto, importa perceber se a perda de peso está ou não relacionada com a diminuição de massa muscular.

Ao correr, estamos a melhorar substancialmente a nossa capacidade de ventilar e absorver oxigénio. Não obstante, quanto mais massa magra tivermos, maior será o nosso consumo de O2. Se os músculos não forem devidamente estimulados, a diminuição do seu tónus será evidente.

A questão que se põe é: fazer apenas corrida é suficiente? A resposta é não. É necessário combinar este exercício com treino de força, para prevenir o aparecimento de lesões, causadas, sobretudo, por desgaste.

Benefícios do treino de força para quem pratica corrida

Há quem goste de correr pela paisagem, por fazê-lo em grupo ou pela constante superação de desafios. Há até quem o faça, antes de tudo, pela sensação de felicidade no final da corrida. As razões são subjetivas, mas uma coisa é certa: ninguém gosta de treinar para contrair lesões.

A forma mais eficaz de evitar maleitas é apostar num treino de força como complemento. Esta prática contribui, em grande parte, para o reforço muscular. Por consequência, os tendões ficam mais tensos, o que confere uma maior estabilidade articular ao praticante. Assim, será menos provável o aparecimento de lesões, tais como tendinites, roturas musculares e desgaste acelerado da cartilagem, também conhecido como artrose.

Além da prevenção, o treino de força melhora substancialmente a performance do atleta. Lembre-se de que correr outdoor implica uma mudança de inclinação e ritmo constantes. Quanto mais forte for o músculo, maior a potência de cada passada, a velocidade e a performance geral.

Os exercícios de treino de força que incidem sobre o abdómen melhoram, ademais, a postura corporal, ajudando a preservar a coluna lombar.

7 Exercícios de treino de força para corredores

A corrida é, de facto, uma excelente forma de emagrecer. No entanto, não deve ser feita de forma isolada. O ideal é complementá-la sempre com treino de força.

Descubra alguns exercícios ideais para o reforço dos diferentes grupos musculares:

1. Goblet Squat

2. Step Up

3. Leg Press Calf Extension

4. Glute Bridge

5. Plank

6. TRX Low Row

7. TRX Chest Press

Quer aumentar a sua performance durante os treinos de corrida e prevenir lesões? Faça já uma avaliação física e tenha um plano criado à medida das suas necessidades. Venha conhecer o universo laranja GO GYM e inscreva-se num dos nossos clubes.

Bons treinos!

SUBSCREVA O BLOG

António Pedro Jorge
António Pedro Jorge

Personal Trainer e Master Trainer Go Gym

Partilha este artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Aceito a Política de Privacidade*Dou o consentimento para o tratamento de dados*

O GO GYM está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.