A nossa capacidade de resiliência só é verdadeiramente colocada à prova em momentos em que enfrentamos adversidades. De resto, é fácil ser positivo e otimista quando a vida corre como queremos. Preservar o equilíbrio também se torna mais simples quando temos tudo sob controlo, ou achamos que temos.
Só temos duas maneiras de ver e encarar a vida: podemos escolher viver com medo ou com amor. Isto equivale a uma opção entre viver na escassez ou na abundância.
Em momentos de crise, optar por viver na escassez e com medo significa perder a capacidade de ver o lado positivo das coisas. Passamos a ser vítimas das circunstâncias e acabamos por sair derrotados. No entanto, escolher viver com amor e na abundância permite-nos ver oportunidades nas adversidades, sermos mais criativos e inventores. A mudança será sempre para melhor, mesmo que seja necessário começar do zero vezes sem conta. Sentimos gratidão pela oportunidade de recomeçar!
Resiliência posta à prova em cada recomeço
Esta dimensão onde vivemos não é estática. Trata-se de um mundo volátil e feito de ciclos. Basta pensar nas 4 estações do ano.
Ao longo de 365 dias tudo muda constantemente na Natureza. Também os seres humanos, como parte integrante desta, a acompanham na mudança. Em cada recomeço, se nos permitirmos aceitar os ciclos e respeitá-los sem resistência, seremos melhores e mais fortes.
No inverno, por exemplo, algumas árvores ficam despidas das suas lindas flores. Contudo, permanecem firmes na terra, aguardando pela chegada da primavera. Tudo isto para reiniciar o ciclo.
Se respeitarmos o fluxo da vida, como fazem as restantes espécies, estaremos em harmonia com o todo. Desta forma, será possível encararmos os momentos menos agradáveis como fases e assim conseguiremos sempre tirar proveito disso.
A resiliência parte de nós
É certo que nem sempre acordaremos de bem com a vida. Existirão sempre momentos de pessimismo em que vamos colocar tudo em causa. Nessas alturas torna-se importante estarmos em contacto com o nosso eu interior ou olharmos frequentemente para dentro de nós e conhecermo-nos bem.
Se nos permitirmos ter uma ligação com algo superior, vamos ter mais resiliência. Quando surgirem pensamentos limitadores teremos discernimento e força para combatê-los. Vamos conseguir substituí-los por pensamentos motivadores que nos vão colocar num lugar de paz com tudo e todos.
Resiliência é sinónimo de fé no bem maior e em nós mesmos. Confiemos que tudo acontece por um motivo e nem sempre temos que saber qual é.
A magia acontece naquilo que os nossos olhos não veem, mas o coração sente.
7 Dicas para manter a resiliência
Vivemos uma fase em que a resiliência é posta à prova. Todos precisamos de ajuda para combater a letargia. Aqui ficam algumas dicas que servem para qualquer situação de conflito interno.
- Manter-se ativo – Ao trazermos as emoções para o corpo, mais facilmente se dissiparão. Além disso, ao mesmo tempo que cuidamos da mente, cuidamos do corpo;
- Ver vídeos motivacionais – Tudo o que necessitamos quando nos sentimos perdidos é alterar o nosso foco ou padrão de pensamentos. Os vídeos motivacionais dão-nos uma energia adicional que nos permite mudar a forma como pensamos e agimos;
- Ler – Leia um livro que mexa consigo de forma positiva. Ao ler, temos o poder de viajar no tempo e no espaço. Através da leitura absorvamos experiências e, ao mesmo tempo, mantemos a mente ocupada com coisas boas;
- Meditar – Mais uma vez, a meditação pode fazer milagres;
- Informar-se com conta, peso e medida – Veja apenas as notícias fundamentais. Uma vez por dia é suficiente;
- Partilhar o que sente – Sentir medo é normal. No entanto, ao exteriorizá-lo vai reduzir a sua intensidade. Ligue a um amigo e partilhe com ele o que lhe vai na alma e ouça-o também. Juntos somos muito melhores;
- Praticar a solidariedade – Ajude alguém, quer seja pessoalmente ou não. Existem variadíssimas formas de ajudar, basta querer. Se conseguirmos colocar um sorriso no rosto de uma pessoa, já contribuímos para mudar a vida de alguém.
Acima de tudo, nunca se esqueça: a seguir a uma tempestade vêm sempre dias lindos, radiosos e solarengos.