fbpx

7 Formas de manter a resiliência em tempos difíceis

A nossa capacidade de resiliência só é verdadeiramente colocada à prova em momentos em que enfrentamos adversidades. De resto, é fácil ser positivo e otimista quando a vida corre como queremos. Preservar o equilíbrio também se torna mais simples quando temos tudo sob controlo, ou achamos que temos.

Só temos duas maneiras de ver e encarar a vida: podemos escolher viver com medo ou com amor. Isto equivale a uma opção entre viver na escassez ou na abundância.

Em momentos de crise, optar por viver na escassez e com medo significa perder a capacidade de ver o lado positivo das coisas. Passamos a ser vítimas das circunstâncias e acabamos por sair derrotados. No entanto, escolher viver com amor e na abundância permite-nos ver oportunidades nas adversidades, sermos mais criativos e inventores. A mudança será sempre para melhor, mesmo que seja necessário começar do zero vezes sem conta. Sentimos gratidão pela oportunidade de recomeçar!

Resiliência posta à prova em cada recomeço

Esta dimensão onde vivemos não é estática. Trata-se de um mundo volátil e feito de ciclos. Basta pensar nas 4 estações do ano.

Ao longo de 365 dias tudo muda constantemente na Natureza. Também os seres humanos, como parte integrante desta, a acompanham na mudança. Em cada recomeço, se nos permitirmos aceitar os ciclos e respeitá-los sem resistência, seremos melhores e mais fortes.

No inverno, por exemplo, algumas árvores ficam despidas das suas lindas flores. Contudo, permanecem firmes na terra, aguardando pela chegada da primavera. Tudo isto para reiniciar o ciclo.

Se respeitarmos o fluxo da vida, como fazem as restantes espécies, estaremos em harmonia com o todo. Desta forma, será possível encararmos os momentos menos agradáveis como fases e assim conseguiremos sempre tirar proveito disso.

A resiliência parte de nós

É certo que nem sempre acordaremos de bem com a vida. Existirão sempre momentos de pessimismo em que vamos colocar tudo em causa. Nessas alturas torna-se importante estarmos em contacto com o nosso eu interior ou olharmos frequentemente para dentro de nós e conhecermo-nos bem.

Se nos permitirmos ter uma ligação com algo superior, vamos ter mais resiliência. Quando surgirem pensamentos limitadores teremos discernimento e força para combatê-los. Vamos conseguir substituí-los por pensamentos motivadores que nos vão colocar num lugar de paz com tudo e todos.

Resiliência é sinónimo de fé no bem maior e em nós mesmos. Confiemos que tudo acontece por um motivo e nem sempre temos que saber qual é.

A magia acontece naquilo que os nossos olhos não veem, mas o coração sente.

7 Dicas para manter a resiliência

Vivemos uma fase em que a resiliência é posta à prova. Todos precisamos de ajuda para combater a letargia. Aqui ficam algumas dicas que servem para qualquer situação de conflito interno.

  1. Manter-se ativo – Ao trazermos as emoções para o corpo, mais facilmente se dissiparão. Além disso, ao mesmo tempo que cuidamos da mente, cuidamos do corpo;
  2. Ver vídeos motivacionais – Tudo o que necessitamos quando nos sentimos perdidos é alterar o nosso foco ou padrão de pensamentos. Os vídeos motivacionais dão-nos uma energia adicional que nos permite mudar a forma como pensamos e agimos;
  3. Ler – Leia um livro que mexa consigo de forma positiva. Ao ler, temos o poder de viajar no tempo e no espaço. Através da leitura absorvamos experiências e, ao mesmo tempo, mantemos a mente ocupada com coisas boas;
  4. Meditar – Mais uma vez, a meditação pode fazer milagres;
  5. Informar-se com conta, peso e medida – Veja apenas as notícias fundamentais. Uma vez por dia é suficiente;
  6. Partilhar o que senteSentir medo é normal. No entanto, ao exteriorizá-lo vai reduzir a sua intensidade. Ligue a um amigo e partilhe com ele o que lhe vai na alma e ouça-o também. Juntos somos muito melhores;
  7. Praticar a solidariedade – Ajude alguém, quer seja pessoalmente ou não. Existem variadíssimas formas de ajudar, basta querer. Se conseguirmos colocar um sorriso no rosto de uma pessoa, já contribuímos para mudar a vida de alguém.

Acima de tudo, nunca se esqueça: a seguir a uma tempestade vêm sempre dias lindos, radiosos e solarengos.

 

SUBSCREVA O BLOG

 

GO GYM
GO GYM
Partilha este artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Aceito a Política de Privacidade*Dou o consentimento para o tratamento de dados*

O GO GYM está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.