fbpx

Panquecas: 3 Receitas deliciosas e saudáveis!

As panquecas são um prato com séculos de existência. A receita de uma massa frita em óleo era já utilizada na Grécia Antiga. Ao longo do tempo, difundiu-se por toda a Europa, por ser considerada uma saborosa fonte de calorias.

Assim, ao contrário do que muitos pensam, as panquecas não são um prato recente, nem tampouco inventado nos EUA. No entanto, ganharam maior relevância, sobretudo no início do séc. XX, com a entrada na alimentação americana.

A influência cultural deste país no Ocidente (essencialmente, devido aos seus filmes) fez com que as panquecas fossem mais apreciadas. Por conseguinte, o prato foi reinventado. Hoje, existem vastíssimas variedades de panquecas em quase todas as regiões do mundo.

Porque deve incluir panquecas na sua alimentação?

As panquecas integram o quotidiano moderno, por se adequarem perfeitamente a um estilo de vida ativo. São um prato versátil e variado, uma vez que existem múltiplas opções de confeção, que satisfazem os gostos de todos os consumidores.

Este alimento é uma opção para diferentes períodos do dia, devido à composição e simplicidade com que é preparado. Em menos de 15 minutos, é possível confecionar deliciosas panquecas para ingerir ao pequeno-almoço ou lanche ou até para compor num snack pré-treino.

O valor calórico deste prato varia consoante os ingredientes usados na confeção. A combinação deve ter em conta os objetivos de cada pessoa. Desse modo, pode fazer panquecas ricas em hidratos de carbono, light ou proteicas, por exemplo.

Além disso, é possível adequar as receitas aos gostos e preferências de cada um. As panquecas permitem combinar diferentes sabores e texturas, para proporcionar experiências gastronómicas variadas.

3 Receitas de panquecas ricas em sabor

Agora que conhece algumas das potencialidades das panquecas, sugerimos-lhe três receitas simples e rápidas de confecionar. Ponha as mãos na massa e experimente estas deliciosas sugestões.

1. Panquecas de banana

Ingredientes

  • 5 Colheres de sopa de flocos de aveia;
  • 1 Banana madura;
  • 2 Ovos ou 200 ml de claras de ovo;
  • Azeite ou óleo de coco q.b.

Preparação

Comece por triturar todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogénea. De seguida, coloque um fio de azeite ou óleo de coco numa frigideira antiaderente. Leve-a ao lume e deixe aquecer. Disponha a mistura na frigideira em pequenas quantidades e vá virando as panquecas à medida que ganham uma cor dourada. Sirva com acompanhamentos à escolha: fruta fresca, frutos secos, chocolate com 80% de cacau ou manteiga de amendoim.

2. Panquecas de mirtilos

Ingredientes

  • 4 Colheres de sopa de farinha de aveia;
  • 2 Ovos;
  • 1 Copo de leite (com ou sem lactose);
  • Canela (opcional);
  • Mirtilos.

Preparação

Misture a farinha de aveia com os ovos e bata até envolver bem os ingredientes. De seguida, adicione o leite até obter um batido com alguma consistência. Se desejar, pode acrescentar um pouco de canela. Numa frigideira antiaderente, disponha a massa em pequenas doses e junte os mirtilos. Certifique-se de que os frutos ficam bem envolvidos na massa. Deixe cozinhar e delicie-se!

3. Panquecas de maçã com iogurte natural e cereais

Ingredientes

  • 4 Colheres de sopa de farinha;
  • 1 Colher de chá de sal fino;
  • 2 Ovos;
  • Leite q.b.;
  • 4 Maçãs pequenas;
  • 1 Iogurte natural;
  • Cereais e/ou canela (opcional);
  • Azeite q.b.

Preparação

Descasque duas maçãs, retire-lhe os caroços e corte-as em pedaços. De seguida, misture-as com a farinha, o sal e os ovos no liquidificador. Junte leite até obter a consistência desejada. Numa frigideira, untada com azeite e já aquecida, coloque a mistura em pequenas quantidades e deixe cozinhar. Para confecionar o recheio, corte as outras duas maçãs e junte o iogurte. Cubra as panquecas com este molho e polvilhe com cereais e/ou canela.

Experimente estas saborosas receitas de panquecas e subscreva o blog para receber mais sugestões. Se for sócio do Go Gym e tiver dúvidas sobre alimentação saudável, consulte a equipa de nutricionistas! Após uma avaliação personalizada, ser-lhe-á recomendado um plano alimentar adequado aos seus objetivos.

SUBSCREVA O BLOG

GO GYM
GO GYM
Partilha este artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Aceito a Política de Privacidade*Dou o consentimento para o tratamento de dados*

O GO GYM está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.