fbpx

Musculação: 2 Mitos frequentes entre homens e mulheres!

A musculação faz com que a mulher se torne menos feminina e o homem extremamente “bombado”? Estes são dois mitos frequentemente associados à prática desportiva. Não passam, no entanto, de ideias erradas.
Neste artigo, abordamos dois grandes mitos sobre musculação entre homens e mulheres. Acabe com as dúvidas. Aprenda a ganhar massa muscular de forma saudável e sinta-se em forma!
Atente nos seguintes exemplos. Facilmente perceberá quem proferiu cada uma das afirmações.

Só preciso de fazer pernas e glúteos, porque tenho tendência a alargar

Só quero fazer tronco e braços, porque já faço corrida e pratico futebol

Porque é que as mulheres devem treinar tronco e braços?

É muito comum as mulheres desvalorizarem a tonificação dos músculos do tronco, nomeadamente peito e costas, durante o treino. A exercitação destas zonas do corpo contribui para a manutenção de uma boa postura e para a saúde das articulações. Com efeito, é especialmente importante para quem trabalha durante muito tempo sentado. Um baixo tónus muscular está intimamente ligado a desequilíbrios que dão origem a dores na lombar, cervical e ombros (provocadas por tendinites e roturas). Este aspeto deve ser tido em conta pelas mulheres aquando da elaboração de um plano de treino. Mesmo que o objetivo seja apenas perda de peso, quem pratica musculação não se pode “dar ao luxo” de não treinar tronco e braços, uma vez que estará a ignorar 40% da musculatura. Esta pode e deve contribuir para o gasto calórico total e para a redução da massa gorda de forma rápida e sustentada.

Porque é que os homens devem treinar pernas?

Muitos homens cometem o erro de não treinar os membros inferiores, porque praticam corrida ou outras modalidades desportivas, como futebol. Todavia, esquecem-se de que essas atividades são aeróbias, ou seja, não garantem o fortalecimento muscular ideal. Tratam-se de exercícios diferentes, mas não incompatíveis.
O treino de pernas representa uma transferência positiva para a prática de desportos como o jogging. Além disso, contribui para a prevenção de lesões comuns, tais como roturas dos ligamentos dos joelhos e tornozelos. 
Os homens que praticam musculação seguindo este princípio queimam gorduras e aumentam naturalmente os níveis de testosterona

Para ser saudável e ter uma boa condição física, é importante treinar de forma harmoniosa e diversificada. Trabalhe todas as musculaturas, sem exceção, contrariando os desequilíbrios do dia a dia e as más posturas adotadas no trabalho ou em casa. 
Aposte no treino de musculação. Estimule a força, resistência e capacidade cardiorrespiratória com exercícios físicos adequados às suas capacidades e objetivos. 
No Go Gym, temos profissionais disponíveis para prescrever o programa de treino ideal para si. Visite-nos e fale com um dos nossos professores. Bons treinos!

SUBSCREVA O BLOG

Nuno Ricardo
Nuno Ricardo

Personal Trainer

Partilha este artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Aceito a Política de Privacidade*Dou o consentimento para o tratamento de dados*

O GO GYM está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.