fbpx

Motivação para treinar: Saiba como encontrar o parceiro ideal

Não há dúvida de que os benefícios inerentes à prática desportiva deveriam ser suficientes para ter motivação para treinar. Contudo, para muitas pessoas, é difícil encontrar o estímulo necessário para se exercitar regularmente.

Partir para os treinos sozinho e não ter com quem partilhar as dores e as conquistas do momento é motivo de desmotivação para muitos desportistas. A solução passa por arranjar um parceiro de exercício, pois este constitui-se como um incentivo à prática desportiva regular.

 

Porquê encontrar um parceiro de treino?

  • Aumenta a motivação para treinar – Um companheiro de ginásio é um excelente estímulo à prática de exercício físico. É essa pessoa que o vai fazer cumprir todas as repetições e exercícios programados ou que o vai motivar a realizar mais uma sessão;
  • Faz do treino um momento de socialização – A prática desportiva não tem de ser um momento desprovido de socialização. Pelo contrário, uma das grandes vantagens da atividade física é permitir aos seus praticantes a interação com outras pessoas;
  • Aumenta o compromisso – Ter alguém ao lado, além de ser uma motivação para treinar, permite que o compromisso seja reforçado. Com um parceiro por perto, não cai na tentação de faltar aos treinos e a meta idealizada torna-se mais simples de alcançar;
  • Contraria a monotonia – Depois de algum tempo a treinar sozinho, o risco de a atividade física se tornar monótona e desmotivante é maior. Um companheiro pode contrariar essa questão, aumentando a motivação para treinar.

 

Como escolher um bom parceiro de ginásio?

Encontrar um bom parceiro de exercício é, reconhecidamente, um excelente estímulo para treinar. Contudo, esta pode não ser uma tarefa tão simples de resolver. O ideal é encontrar alguém que o faça levar em frente os seus objetivos e não alguém que revele o seu lado mais preguiçoso.

Tenha estes 6 aspetos em consideração no momento de escolher um companheiro para treinar.

1. Reflita sobre o seu modo de estar no treino

Antes de convidar um amigo para se constituir seu parceiro de ginásio, é importante avaliar a sua postura. Através dessa reflexão perceberá aquilo que pretende e qual o companheiro ideal para, sobretudo, aumentar a sua motivação para treinar.

2. Escolha alguém que tenha objetivos idênticos aos seus

Praticar desporto com alguém com objetivos de treino divergentes dos seus pode ser um erro. Embora possa encontrar pontos em comum no dia-a-dia, o importante é convergirem no momento de se exercitarem. Seguir o treino de outra pessoa ou vice-versa pode colocar em causa as metas que definiu. Desse modo, escolha alguém que partilhe dos seus objetivos;

3. Procure um parceiro que pratique a mesma modalidade

Para seguir o conselho anterior, é mais fácil encontrar um companheiro dentro da modalidade que pratica. Quer seja adepto de aulas no ginásio ou aprecie simplesmente caminhadas na rua, procure alguém que faça o mesmo. Assim, conseguirão ambos uma maior motivação para treinar.

4. Arranje um parceiro que seja uma boa influência

O ideal neste processo é aumentar a sua motivação para treinar e não o contrário. Muitas vezes, um companheiro de atividade física pode ter o efeito inverso. Garanta que o seu foco não é desviado para outras atividades e comprometa-se com alguém que não o vai convidar a faltar aos treinos constantemente.

5. Dê-se a conhecer

Existem redes sociais e fóruns específicos para encontrar o parceiro ideal de treino. Nestas plataformas, é possível partilhar objetivos, modalidades, localização e, a partir daí, encontrar membros com perfis similares ao seu.

No ginásio, pode também aproveitar o momento do treino para socializar com outros praticantes e, assim, alimentar relações pessoais.

6. Não receie o nível físico do seu parceiro

Ainda que o parceiro partilhe objetivos comuns, a forma física pode ser diferente da sua. Se ele está mais tonificado, aproveite esse facto para aumentar a sua motivação para treinar. Não desanime nem baixe a sua autoestima.

 

Se um parceiro de treino não é suficiente para aumentar a sua motivação para treinar, pondere sobre o tipo de exercícios que está a praticar. Serão os mais adequados à sua forma física? Estarão alinhados com as metas que quer atingir? O ideal é procurar ajuda para traçar o plano de treino perfeito para si.

No Go Gym, contamos com uma equipa de profissionais que faz a avaliação física dos atletas e define planos personalizados em função das características individuais. Todo o acompanhamento é complementado com consultas de Nutrição. Venha conhecer os nossos ginásios, no Porto, Valongo e Vila Real. Treine onde quiser com um só cartão desde 14,99 euros/mês.

 

SUBSCREVA O BLOG

GO GYM
GO GYM
Partilha este artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Aceito a Política de Privacidade*Dou o consentimento para o tratamento de dados*

O GO GYM está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.