fbpx

Espinafres: Benefícios, dicas de consumo e receitas saudáveis!

Os espinafres são uma hortícola bastante comum na dieta portuguesa. É um alimento que desde cedo faz parte do nosso quotidiano devido ao seu valor nutritivo. Porém, a relação com este vegetal nem sempre é a melhor, especialmente no período da infância.

Pais a avós sempre nos obrigaram a comer espinafres, nomeadamente nas sopas. Na verdade, estavam a fazer mais pela nossa saúde! Isto porque esta verdura é rica em minerais, vitaminas, fibras e antioxidantes essenciais ao bom funcionamento do organismo.

Para uma dieta saudável, incluir os espinafres e alimentos similares é fundamental. No entanto, há alguns cuidados a ter de forma a tirar o máximo partido das suas propriedades.

8 Benefícios dos espinafres numa dieta saudável

Sendo um alimento tão rico nutricionalmente, as vantagens para o organismo são consideráveis. Os espinafres, integrados numa alimentação saudável, proporcionam nutrientes essenciais, sobretudo para quem tem uma vida ativa. Conheça agora 8 benefícios desta verdura:

  1. Contém carotenóides como a luteína, betacaroteno e xanteína, alguns destes com funções antioxidantes e que são importantes para a saúde da visão;
  2. Os espinafres contêm ómega 3 que previne o aparecimento de doenças cardiovasculares, entre as quais a arteriosclerose e a hipertensão;
  3. Como é uma verdura, é pouco calórica e, por isso, benéfica para quem quer perder peso;
  4. Ajuda a prevenir o aparecimento de diabetes, devido ao alto teor de Vitamina C, caroteno e polifenóis, com propriedades antioxidantes;
  5. Contribui para a formação das células sanguíneas;
  6. Ajuda a prevenir o aparecimento de cancro do colón, devido à presença de luteína;
  7. Tendo na sua constituição Vitamina A, promove uma boa saúde da pele e das mucosas;
  8. É bastante benéfico para quem sofre de problemas gástricos, sobretudo na infância.

5 Dicas para consumir espinafres

No sentido de retirar o máximo proveito das potencialidades dos espinafres, há alguns cuidados que deve adotar.

  1. Devem ser consumidos poucos dias após a colheita, pois perdem rapidamente o seu valor nutricional;
  2. Evite cozinhá-los com alimentos ricos em cálcio e ferro, pois contêm oxalato, um sal que prejudica a absorção de alguns minerais;
  3. Aproveite sempre a água da cozedura para não perder parte dos nutrientes;
  4. Escolha sempre espinafres de cor verde com uma tonalidade escura. São, com certeza, mais frescos;
  5. Lave os espinafres apenas quando os for utilizar. Se os lavar e depois armazenar no frigorífico, a humidade vai retirar algumas das suas propriedades.

3 Deliciosas receitas com espinafres

A experiência com os espinafres não tem de ser negativa, nem mesmo na infância. Existem muitas formas de integrar esta hortícola na alimentação de forma saborosa, conseguindo aproveitar ao máximo os seus benefícios. Fique agora com 3 receitas simples e saudáveis para saborear os espinafres.

1. Panquecas de espinafres

Ingredientes

  • 1 Ovo
  • 1 Chávena de flocos de aveia (aproximadamente 180g)
  • 2 Chávenas de espinafres
  • 1 Colher de sopa de sementes de chia
  • 1 Colher de sobremesa de requeijão de búfala ou light
  • 1 Chávena de frango desfiado
  • Azeite q.b.

Preparação

Num liquidificador, coloque o ovo, a aveia, os espinafres e as sementes de chia. Misture até obter uma substância homogénea. Unte uma frigideira com azeite e, em lume brando, cozinhe a massa em pequenas porções. Depois de feitas as panquecas, junte o requeijão com o frango e disponha a mistura como recheio!

2. Quiche de espinafres com cogumelos e courgette

Ingredientes

  • 4 Ovos
  • 1/2 Cebola
  • 2 Dentes de alho
  • 300g de espinafres
  • 8 Cogumelos
  • 1 Courgette pequena
  • 200gde queijo quark
  • Azeite
  • Sal e pimenta q.b.

Preparação

Coloque numa frigideira o azeite, a cebola picada e os dentes de alho. Deixe refogar um pouco. De seguida, junte os cogumelos já laminados, os espinafres e a courgette e deixe cozinhar.

Entretanto, bata os ovos e adicione o queijo quark, juntando o sal e a pimenta a gosto até obter uma substância homogénea. Junte esta mistura aos espinafres, cogumelos e courgette e envolva bem.

Coloque tudo numa forma de silicone e leve ao forno, pré-aquecido a 180 ⁰C, durante 30minutos.

3. Batido de espinafres com banana e sumo de laranja

Ingredientes

  • 200 ml de água (pode substituir por uma bebida vegetal)
  • 1 Chávena de chá de espinafres
  • 1 Banana
  • Sumo de uma laranja

Preparação

Num liquidificador, coloque todos os ingredientes e misture-os até obter uma substância com alguma consistência. Saboreie este delicioso batido!

Gostou das propostas de receitas que aqui deixamos? Faça download gratuito do ebook 10 Pequenos-almoços saudáveis para um corpo fit e experimente as nossas deliciosas sugestões. Obtenha ainda dicas sobre alimentação saudável e bem-estar físico.

SUBSCREVA O BLOG

GO GYM
GO GYM
Partilha este artigo:

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Aceito a Política de Privacidade*Dou o consentimento para o tratamento de dados*

O GO GYM está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.