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Creatina: Conheça os benefícios deste suplemento!

A creatina é um suplemento alimentar cujas potencialidades muitas pessoas desconhecem. Ainda que alguns associem a sua toma a uma conotação negativa, a verdade é que este produto tem uma série de vantagens para a saúde.

Nos dias que correm, existem imensas publicações sobre todos os tipos de suplementação, sendo que algumas não têm qualquer fundamento científico. Há suplementos com boa reputação, ainda que não a mereçam, enquanto outros são comprovadamente benéficos para a saúde, mas poucos associam a sua toma a um hábito positivo. É o caso da creatina.

Primeiramente, é fundamental entender que a suplementação é nada mais do que um conjunto de substâncias – sejam vitaminas, minerais ou outros nutrientes – que têm como finalidade complementar a alimentação quando a sua ingestão no dia-a-dia é insuficiente.

No que toca à creatina, sabe-se que existe muita controvérsia em relação ao seu consumo. Há vários estudos com explicações diferentes sobre este suplemento. Desse modo, pretendemos esclarecer alguns efeitos da suplementação de creatina.

O que é a creatina?

A creatina é um suplemento que tem sido bastante investigado ao longo dos anos. Este composto não é usado apenas por quem pratica exercício físico. Na Medicina, utiliza-se, por exemplo, para preservar a massa muscular em idosos ou mesmo no tratamento de doenças como Parkinson e Alzheimer.

A creatina é uma molécula produzida no nosso organismo e que está presente essencialmente no músculo esquelético, tendo como função a produção de energia. É encontrada na alimentação, principalmente em carnes vermelhas e peixe. Assim, indivíduos que consomem com menor frequência estes alimentos respondem melhor a este tipo de suplementação.

4 Benefícios da creatina na sua saúde

Normalmente, associam-se os benefícios da creatina aos indivíduos que praticam desportos de alta resistência ou força. Contudo, tem-se estudado cada vez mais a sua toma noutras vertentes, nomeadamente a terceira idade. Conheça agora 4 benefícios da suplementação com creatina.

1. É um ótimo suplemento para quem pratica exercício

A suplementação de creatina tem sido encarada como uma boa ajuda na realização de treino de força, uma vez que favorece o aumento da força e potência no treino, promovendo o aumento da massa muscular.

2. Não tem efeitos negativos na função renal

A creatina pode ser consumida em pó ou em cápsulas, sendo que a quantidade difere de acordo com as necessidades de cada um. No caso dos desportistas, a orientação varia entre 3 g e 5 g por dia. Esta dose não prejudica a função renal e não aumenta a retenção de líquidos nas mulheres.

Várias investigações referem até que a suplementação com creatina não possui efeitos negativos na função renal, mesmo em estudos com uma dosagem de 10 g por dia durante 3 meses. É importante realçar que, por vezes, os valores da creatinina plasmática podem estar elevados não pela suplementação de creatina, mas devido a um aumento da massa muscular do indivíduo.

3. Melhora a condição física dos idosos

Alguns estudos realizados em idosos têm evidenciado que a suplementação de creatina proporciona benefícios no metabolismo e na qualidade muscular. Dessa forma, contribui para uma melhoria da aptidão física e reduz a sarcopenia (perda de massa muscular), muito comum nesta faixa etária.

4. Ajuda no tratamento da doença de Parkinson

A creatina pode também ser benéfica no tratamento de doença de Parkinson. Por estabilizar a função mitocondrial e combater o stress oxidativo das células, este suplemento age como antioxidante.

A toma de suplementação é comum entre os praticantes de exercício físico. No entanto, estes são muitas vezes consumidos indiscriminadamente sem a prescrição de um profissional de saúde. Saiba que todos os suplementos alimentares devem ser prescritos por um médico ou nutricionista, mediante uma avaliação das necessidades de cada paciente.

Tem dúvidas sobre suplementação? Procure a equipa de nutricionistas do Go Gym, disponível para lhe prestar aconselhamento personalizado. Se quiser aceder a mais conteúdos relacionados com alimentação e desporto, subscreva o nosso blog e receba no seu email os nossos artigos sobre saúde e bem-estar, nutrição e fitness!

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Joana Alegre
Joana Alegre

Nutricionista Go Gym Valongo

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