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8 Dicas para começar a treinar no ginásio!

Começar a treinar pode não ser uma tarefa fácil, nomeadamente para quem nunca fez exercício físico. Com o tempo, as pessoas vão adiando a inscrição no ginásio e a prática de atividade física regular.

No entanto, os benefícios associados à atividade desportiva são claros, desde logo, em termos de saúde. A comunidade médica recomenda, pelo menos, 30 minutos de exercício moderado cinco vezes por semana. Começar a treinar previne o aparecimento de doenças cardiovasculares, diabetes, alguns tipos de cancro, entre outras patologias. Além disso, é benéfico para a saúde mental das pessoas.

Praticar exercício físico ajuda a reduzir o stress e a relaxar. Seja antes de um dia de trabalho ou depois, treinar proporciona o aumento do bem-estar psicológico, assim como a melhoria da disposição para as tarefas diárias.

8 Dicas para quem quer começar a treinar

Se deseja começar a treinar, é fundamental seguir alguns passos para que o processo decorra de forma positiva. É bastante comum haver desistências, pois, muitas vezes, alguns aspetos importantes são descurados. Se está a pensar inscrever-se no ginásio, tenha em atenção as dicas que agora lhe damos.

1. Planeie o tempo disponível

Antes de começar a treinar, perceba o tempo livre que tem disponível. Para quem tem uma agenda diária preenchida, é fulcral este planeamento. Assim, a falta de tempo não é desculpa para não praticar exercício físico.

Com uma agenda bem organizada, é possível frequentar um ginásio de forma regular. Seja antes do trabalho ou ao final do dia, as vantagens são recompensadoras!

2. Procure o ginásio ideal para si

Se está a pensar inscrever-se num ginásio, faça um levantamento dos que existem perto de si. Depois, compare os horários de funcionamento, os planos de fidelização, bem como as modalidades que disponibilizam. Pondere todas essas variáveis e escolha a opção que mais lhe agrada.

No Go Gym, funcionamos em horários alargados (inclusive fins de semana e feriados) e não obrigamos a uma fidelização por parte do cliente. Além disso, dispomos de parque de estacionamento gratuito.

3. Consulte um médico

Quem sofre de algum problema de saúde deve fazer um check-up geral antes de começar a treinar. Se não pratica desporto há algum tempo ou nunca praticou, é importante perceber os exercícios que é aconselhável fazer mediante o seu estado de saúde.

4. Faça sempre uma avaliação física

Além do check-up médico, é fundamental realizar uma avaliação física antes de começar a treinar. A mesma permite ao profissional que o acompanha perceber o seu estado físico e, assim, orientá-lo da melhor forma no treino.

5. Defina muito bem os seus objetivos

A avaliação física permite definir objetivos para o programa de treino que vai realizar. Começar a treinar sem ter uma meta definida pode comprometer o processo e até mesmo levar à desistência.

O começo da prática desportiva é o momento ideal para estabelecer metas conjuntamente com o seu treinador. É esse horizonte que o vai orientar em todo o processo.

6. Obtenha um plano de treino

Ter um programa de treino personalizado elaborado por um profissional é fundamental para que os objetivos sejam atingidos. Ainda mais para quem vai começar a treinar e não está muito familiarizado com algumas modalidades ou exercícios.

De acordo com as informações obtidas na avaliação física, a sua disponibilidade e objetivos, o técnico fará um plano personalizado. Aspetos como a criação de uma rotina de treino, a variedade de exercícios, o trabalho progressivo ou o descanso serão, com certeza, tidos em conta.

7. Combine a prática desportiva com um plano alimentar

Para que os resultados da atividade física sejam maximizados, ter um plano alimentar adequado pode ser determinante. No Go Gym, os sócios têm direito a uma consulta de Nutrição gratuita trimestralmente. Este apoio é importante não só para quem quer ganhar ou perder peso, mas também para quem pretende um estilo de vida mais saudável.

8. Estabeleça um compromisso consigo mesmo

Nada disto valerá a pena se não estabelecer um compromisso consigo mesmo. Se seguir as dicas anteriormente referidas, não terá qualquer razão para desistir dos treinos. O importante é tornar realidade aquilo que definiu como um objetivo.

Como viu, começar a treinar não é uma tarefa complicada. Os benefícios da atividade física são determinantes para o seu bem-estar. Só depende de si criar as condições para praticar regularmente exercício!

Quer começar a treinar, mas ainda não encontrou a motivação necessária? Visite o nosso ginásio e conheça todas as modalidades de exercício, as nossas instalações e as condições vantajosas que oferecemos aos sócios. Let’s go!

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